sábado, 7 de janeiro de 2012

Cheiro do Tietê. O que fazer? Tapar o nariz?

Essa história é antiga para os moradores da região, o inacreditável cheiro do Rio Tietê.
É só ficarmos 3 dias com sol que ele aparece, invisível e terrível. Ele invade as casas, os carros, as escolas, o comércio e a indústria.
Não vê distinção entre cor de pele, ricos, pobres, homens, mulheres, gordos magros...é só ter um nariz que ele se apresenta.
O cheiro que incomoda tanta gente é resultado de pouco planejamento, falta de vontade política e os dejetos que são lançados todos os dias no rio, isto é, saneamento básico sem investimento.
Já ouvi promessas de Secretários estaduais, municipais, candidatos à prefeito de Barueri e Santana de Parnaíba, mas quando ganham as eleições este assunto sai da pauta.
Para quem paga um valor de IPTU e taxas absurdas ter de merda do Tietê na sua sala chega a ser engraçado para não dizer trágico.
O que fazer?
O Secretário Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Edson Giriboni promete despoluir o Tietê até 2020, quem aposta nisso?
O que o Governo do Estado faz são obras de desassoreamento, há muito tempo, isso leva literalmente bilhões de reais para o esgoto, com resultado absolutamente nenhum - a poluição e as enchentes do Tietê nos últimos 5 anos aumentou bastante.
Em entrevista feita pela Folha de Alphaville ao Secretário quando perguntado do terrível cheiro que permeia toda a região ele respondeu:
"Com os investimentos feitos ano após ano, estamos tendo um ganho de qualidade. A mancha de poluição do rio Tiete, no começo dos anos 90 estava em Barra Bonita, agora atinge até a cidade de Salto — uma redução em torno de 160 km na mancha de poluição. E quanto menos esgoto se joga no rio, mais a qualidade de sua água melhora. Quando estivermos em 2020, com a universalização dos esgotos, a poluição que chega até Santana de Parnaíba será próxima de zero. O que sobrará será a poluição difusa, que é o lixo jogado e animais mortos. Mas com certeza Parnaíba e Pirapora serão beneficiadas. Ao final da universalização, praticamente nenhum odor será mais sentido na região metropolitana. Não digo que teremos uma água pura, afinal estamos falando de uma poluição de mais de 20 milhões de pessoas. E toda despoluição depende também de uma melhor gestão do lixo por parte dos municípios e da conscientização da população"


Quem acredita põe o dedo aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário