quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Trânsito. O pesadelo urbano, agora, em Alphaville.

O crescimento da região de Alphaville é espetacular, empresas de grande, médio e pequeno porte chegam aos montes motivados pela promessa de uma área urbana bem planejada, áreas públicas conservadas e em constante manutenção, longe do caos de São Paulo e com oportunidades de mão de obra especializada e atrativos fiscais (como o ISS reduzido).
Parece que todos os empresários tiveram a ideia de se mudar para Alphaville no mesmo período, são milhares que chegaram nos três últimos anos.
O que aconteceu?
Trânsito caótico, tenho certeza que os moradores da região nunca imaginaram ter que sair de um dos residencias e demorar até 30 minutos para chegar ao centro comercial.
Centenas de caminhões chegam junto, em razão das centenas de obras em novos condomínios comerciais.
A Prefeitura de Barueri se mexeu até que com certa agilidade depois de ver alguns movimentos de moradores em protesto contra a loucura que está o trânsito.
1 - Instalou semáforos em locais estratégicos - Muita gente chiou, disse que piorou, mas consultei a secretaria de desenvolvimento e a velocidade média melhorou em 25% se comparado o período pré e pós semáforos.
2 - Proibiu o tráfego de veículos pesados no período de pico - Isso ajudou bastante, talvez a ação mais acertada, pois os pesadões realmente deixavam Alphaville parado.
3 - Novo projeto viário - Está em fase final de planejamento e viabilidade um novo projeto viário para a região, o objetivo será criar novas vias que desafoguem os principais corredores da região, ligando pontos estratégicos à Castelo Branco.
É ver e avaliar, se não melhorar vamos cobrar.
Foto: Crédito Antônio Carlos - Jornal Alpha Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário